Uma empresa de Ijuí e pelo menos cinco da região integram a lista dos 68 empreendimentos premiados na 52ª edição do Prêmio Exportação RS. A cerimônia de premiação vai acontecer dia 15 deste mês, em Porto Alegre.
De Ijuí foi premiada a Dubai Alimentos, que produz e comercializa aveia em flocos e outros cereais a granel para indústrias brasileiras e para oito países da América do Sul e África. Também são vencedoras no Prêmio Exportação RS, a Três Tentos, de Santa Bárbara do Sul, que atua na área de grãos e agronegócio; Antonow Metalúrgica, de Santo Augusto; Vence Tudo, de Ibirubá, segmento de maquinários agrícolas; e Finger Móveis, de Sarandi. A personalidade destaque é Erasmo Battistella, CEO do ECB Group e fundador da Be8, área de biodiesel, de Passo Fundo.
Hoje pela manhã, durante entrevista na RPI, o CEO do Prêmio Exportação RS, Edmilson Milan (foto), disse que esse ano a premiação se torna ainda mais importante, visto as enchentes no Rio Grande do Sul que prejudicaram empresas e indústrias, consequentemente, afetaram produção e vendas. O setor de proteína animal, por exemplo, foi um dos mais afetados, com queda de 20% na comercialização, em maio, mas já com retomada.
Conforme Milan, com cerca de 3.200 empresas exportadoras, o Rio Grande do Sul ocupa a segunda posição como maior polo de exportação no Brasil, atrás somente de São Paulo. Ano passado, mais de 20 bilhões de reais foram injetados na economia do Rio Grande do Sul. Ele observou que o destaque é para exportação de grãos, calçados, couro, móveis e implementos agrícolas. Porém, cada vez mais, novas áreas se agregaram a esse setor exportador gaúcho, por exemplo, doces.
A premiação é organizada e concedida pelo Conselho do Prêmio Exportação RS, formado por entidades públicas e privadas. Em 2023, o Rio Grande do Sul exportou produtos na ordem de 22 bilhões de dólares, quase 7% do valor total brasileiro. No primeiro semestre deste ano, o setor exportar gaúcho teve queda de 11,2% nas exportações, se comparado ao mesmo período de 2023, devido às enxurradas.