Busca rápidaX

Enfermeira do HCI destaca importância do aleitamento materno

19 de agosto de 2025

Agosto Dourado é o mês dedicado à conscientização e incentivo ao aleitamento materno no Brasil. Durante este período, são realizadas diversas ações para promover a importância da amamentação para a saúde do bebê e da mãe, além de oferecer apoio às mulheres que amamentam. A enfermeira e obstetra do HCI, Karolina Polo, disse na Rádio Progresso, que através do leite materno a mãe consegue transferir ao bebê anticorpos que não existem em outro leite.

Explicou ainda que pelo aleitamento materno o bebê também recebe anticorpos para prevenir alergias ao longo da vida, evitando obesidade e hipertensão na idade adulta. A enfermeira frisou ainda que existe o aleitamento materno exclusivo, que é somente até os 06 meses de idade e a amamentação mista, quando a mãe possui uma baixa produção de leite que acaba utilizando alguma fórmula infantil para complementar essa amamentação.

Observou que o auxílio na amamentação é muito importante, acrescentando que no HCI, este sistema é adotado assim que o bebê nasce, sendo este um dos critérios para a alta das mães. Como consultora em amamentação, Karolina Polo disse que há uma avaliação a ser feita com todo contexto existente, desde o posicionamento do bebê no peito da mãe, como é feita a rotina para amamentar, bem como todo sistema que é oferecido este alimento ao bebê.

A enfermeira observou que a Organização Mundial da Saúde orienta que os bebês sejam amamentados até os 02 anos ou mais, mesmo que introduzam alimentos. Karolina Polo definiu o aleitamento materno como um ato de amor mais puro que a mãe pode ofertar à criança.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!