Busca rápidaX

Entidades definem novos detalhes sobre o Grito de Alerta em Ijuí

4 de fevereiro de 2022

O Grito de Alerta, que vai acontecer em Ijuí no próximo dia 16, vai ter como foco principal as consequências da estiagem na agricultura, mas também preocupação com os protocolos de saúde, em razão da Covid. Ontem, o dia todo, houve reuniões na Colmeia do Trabalho, com presença do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul, Carlos Joel da Silva. Aliás, a Fetag é a promotora da mobilização.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Carlos Karlinski (foto), ressalta que um dos encontros de ontem foi com representantes da prefeitura, visto cuidados devido à pandemia. Medidas ainda poderão ser adotadas, porém Karlinski antecipa que os participantes do Grito de Alerta terão que utilizar máscara, além do distanciamento pessoal, ou seja, evitar aglomeração, dentre outras situações. Haverá cuidados, inclusive, no que se refere ao deslocamento das pessoas em ônibus, cujos coletivos transportarão participantes da região para a manifestação.

O Grito de Alerta vai começar as 9 horas do dia 16 deste mês, na Praça da República de Ijuí, com chegada do público. Após, haverá definição de encaminhamentos, por exemplo, se vai ter caminhada ou outras ações. A ideia é que a mobilização termine por volta do meio-dia e 30 minutos. São esperadas cerca de cinco mil pessoas. No dia anterior, 15 de fevereiro, representantes da Fetag e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais estarão em órgãos governamentais, em Ijuí, para entregar a pauta do Grito de Alerta, possivelmente em agências bancárias, INSS, Receita Federal, dentre outros segmentos.

Carlos Karlinski enfatiza que referente aos efeitos da estiagem, não adiante apenas prorrogar dívidas rurais e manter taxas de juros elevadas. Aliás, ontem, durante reunião preparatória para o Grito de Alerta, ele disse que houve relatos comoventes de produtores ou dirigentes sindicais de Ijuí e região sobre os prejuízos pela falta de chuva na soja, milho, leite e outras áreas.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí recebe inscrições de agricultores da área de abrangência, ou seja, também de Bozano e Coronel Barros, para participação no Grito de Alerta. Isso porque, a entidade vai providenciar lanche e camisetas para os participantes. Contato pelo telefone 3332-7640. Já os produtores que residem em outros municípios devem se inscrever no Sindicato dos Trabalhadores Rurais da área de abrangência, até pela necessidade de organizar ônibus para deslocamento até Ijuí.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!