A direção e os funcionários do Hospital Bom Pastor, de Ijuí, fez nesta semana um ato ecumênico de ação de graças em gratidão pelos 39 anos em que a sede serviu de local para desenvolvimento de serviços de saúde. Conforme a diretora executiva Rosane Schiavo, foi um momento religioso em forma de agradecimento pelas bençãos e vidas salvas naquele lugar.
Rosane reforça que o espaço ainda não foi completamente desocupado e que a direção optou pela transferência gradual e com calma dos equipamentos e da estrutura. Conforme Schiavo, a primeira parte a ser transferida foi a ambulatorial. Isso devido, principalmente, ao aumento da demanda por esse tipo de serviço. Por isso, há alguns meses os atendimentos ambulatoriais funcionam no novo Bom Pastor.
Nesta semana foi transferido o centro cirúrgico. Na última terça-feira foi feito o último procedimento cirúrgico no antigo hospital e, a partir de quarta iniciou-se a transferência dos equipamentos. E entre hoje e amanhã a equipe trabalha no deslocamento de todos os serviços de lavanderia.
Os pacientes internados ainda estão na estrutura antiga e devem ser os últimos a serem levados para o novo hospital, conforme Rosane. Esse deslocamento deve acontecer na próxima semana.
Sobre os leitos disponíveis para tratamento de Covid-19, Rosane Schiavo afirmou que estes também vão ser realocados na estrutura atual, em uma ala específica para a doença. Mas, até o momento, não há nenhuma internação de pacientes com a enfermidade.