Busca rápidaX

ERI acolhe estudantes estrangeiros da Unijuí em ambiente de integração

12 de abril de 2025

No primeiro semestre de 2025, a Unijuí recebeu dez novos estudantes estrangeiros. Vindos da África, América do Sul e Europa, os alunos buscam a instituição visando o acesso ao ensino superior de qualidade, bem como para continuação dos seus estudos no âmbito da Pós-Graduação. Ao chegarem na Unijuí, os estudantes internacionais foram recepcionados por colegas, professores e coordenadores de curso/programa no Escritório de Relações Internacionais. 

Para marcar o momento de acolhimento, na noite desta quinta-feira, 10 de março, os estudantes internacionais foram recepcionados pela reitoria no Escritório de Relações Internacionais (ERI), com o Café Internacional.

O evento também marcou a recepção institucional dos alunos pela reitoria, com a presença do reitor da instituição, professor doutor Dieter Rugard Siedenberg, e do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio. O momento contou ainda com a participação da professora Angélica Moreira, facilitadora dos convênios com universidades portuguesas, e do professor Roberto Carbonera, fomentador das parcerias com o Senegal. O professor Dieter, reitor da instituição, compartilhou com os estudantes sua trajetória acadêmica e profissional, além das experiências vividas durante os intercâmbios que realizou.

“Fico feliz que a universidade possa oferecer essa oportunidade a vocês. Sei bem o que é ser bolsista e enfrentar dificuldades com idioma, transporte, burocracia e outros desafios. O ERI está aqui para ajudar a superar esses obstáculos.”

O intercambista Raphäel Marloie veio da França para cursar, estudante do curso de  Administração, visitou a universidade em 2024, e foi neste momento que surgiu a vontade de estudar na Unijuí. “Gostei muito da universidade, do seu programa internacional, os professores são muito bons e motivados”. Junto a ele, ingressaram na graduação neste semestre: Gregory Romero, da Venezuela, que escolheu o curso de Design Digital, e Mamadou Sall, do Senegal, que optou por estudar Letras: Português (EaD). Todos eles ingressaram via processo seletivo e são alunos regulares da UNIJUÍ.

Selecionados pelo Edital Especial de Ingresso para estrangeiros, lançado anualmente pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão com objetivo fomentar a internacionalização na instituição, 04 estudantes internacionais iniciaram seus estudos nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIJUÍ: Alassane Cissokho, do Senegal, ingressou no Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS); Ndeye Warkha Ngom, do Senegal, e Senan Jeovani Ogoulola Oudoutan, do Benin, iniciaram seus estudos de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR); e Edgar Noé Morelos Garcia, do México, veio desenvolver seu Doutorado em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS). 

Pela primeira vez, a instituição recebe um doutorando pelo Programa Move la América, nova iniciativa do Governo Federal brasileiro voltada à internacionalização. Financiado pela CAPES, o programa incentiva a mobilidade acadêmica entre universidades latino-americanas, fortalecendo a cooperação internacional Sul-Sul. Héctor Manuel Dupuy, aluno vinculado ao Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (IdIHCS-UNLP/CONICET) da Universidad de Flores, na Argentina, foi selecionado para desenvolver seu estágio doutoral sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC). 

Segundo Manuel, a escolha da Unijuí como universidade para realizar seu estágio doutoral sanduíche decorre da reconhecida excelência da instituição em sua na área de formação, além da forte aposta na internacionalização. Inserido nas atividades acadêmicas há três semanas, ele compartilha suas primeiras impressões. “Tenho participado em diferentes atividades num ambiente acadêmico dinâmico e inclusivo, ideal para a troca de conhecimentos e experiências interculturais. Encontrei uma instituição acolhedora, com espaços de qualidade e uma comunidade disposta a partilhar conhecimentos. A riqueza cultural do Brasil e o contato com diversas perspectivas educacionais e trajetórias de vida são uma valiosa oportunidade de crescimento, que deve ser aproveitada com responsabilidade”, relata.

O PPGEC também recebe, em modalidade de doutorado sanduíche virtual, os estudantes Cecilia Trujillo Huérfano e Jimmy Fabián López Caviedes, vinculados ao Programa de Pós Graduação em Educación y Cultura Ambiental da Universidad de la Amazonia, na Colômbia. 

A presença dos estudantes internacionais na Unijuí representa mais do que a escolha por uma formação acadêmica de qualidade: fortalece a troca de saberes, amplia horizontes e contribui para a construção de um ambiente universitário plural e global. Acolher alunos de diferentes partes do mundo é, também, uma forma de reafirmar o compromisso da instituição com a internacionalização, promovendo experiências enriquecedoras que beneficiam toda a comunidade acadêmica”.

 

 

Fonte: RPI e Unijuí
error: Conteúdo protegido!