Busca rápidaX

MANCHETES

Escola de Férias inicia em Ijuí e atende crianças de 0 a 3 anos durante o mês de janeiro

7 de janeiro de 2026

Começou ontem (6) em Ijuí, a edição 2026 da Escola de Férias, ação que integra o Programa da Educação Infantil Habitar das Infâncias, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa ocorre anualmente durante o mês de janeiro e tem como objetivo apoiar as famílias que necessitam de atendimento educacional neste período.

Em entrevista à RPI nesta manhã, a diretora da ação, Patrícia Kerber, que também atua como Assessora Pedagógica da Educação Infantil na Smed, explicou que as atividades acontecem na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Barriquello, nos turnos da manhã e tarde. A programação segue até o dia 28 de janeiro.

Neste ano, cerca de 75 crianças estão sendo atendidas. O público-alvo são crianças de zero a três anos que, em 2025, estiveram matriculadas nas turmas de Berçário 1, Berçário 2 ou Maternal 1 da rede municipal.

Segundo Patrícia Kerber, a Escola de Férias é um momento muito importante às famílias, especialmente aquelas que seguem trabalhando durante o recesso escolar. Ela destaca que o retorno recebido dos pais e responsáveis é sempre positivo. A diretora também ressalta que a ação exige um atendimento diferenciado por parte dos profissionais, já que as crianças não são colegas durante o ano letivo e passam a se conhecer ao longo do mês. O mesmo ocorre com os educadores, que são oriundos de diferentes escolas da rede municipal, e não apenas da Maria Barriquello. Ao todo, cerca de 40 profissionais da educação atuam na Escola de Férias em janeiro, todos com experiência no atendimento a bebês e crianças pequenas na rede municipal de ensino.

Conforme explica Patrícia, todas as práticas seguem as mesmas orientações adotadas ao longo do ano nas escolas municipais, tanto no que se refere às propostas pedagógicas quanto à alimentação.

Fonte: RPI / Foto: SMED Ijuí