O ensino presencial vai voltar a ser obrigatório em escolas estaduais, municipais e particulares do Rio Grande do Sul a partir do próximo dia 8. Isso vale para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Diante disso, nesta semana os educandários precisam se organizar e comunicar os estudantes sobre como vai acontecer o retorno obrigatório às aulas presenciais. Haverá algumas regras, visto ainda a existência da Covid. Por exemplo, precisará ter distanciamento mínimo de um metro entre as classes. As escolas que não puderem assegurar o distanciamento mínimo, devido ao tamanho do espaço físico nas salas de aula, poderão adotar o sistema de revezamento dos estudantes, com ensino remoto para parte da turma.
No caso das escolas municipais de Ijuí, o secretário de Educação, Cláudio da Cruz de Souza, disse que os encaminhamentos do retorno obrigatório às aulas presenciais serão debatidos com os educandários amanhã. Essa é a mesma realidade da Coordenadoria de Educação de Ijuí, referente às escolas estaduais da área de abrangência, que ainda discute com os educandários o novo decreto do governo gaúcho.