Escolas de Ijuí e região foram premiadas, ontem, no programa Alfabetiza Tchê, por terem alcançado bons índices de alfabetização de crianças. A premiação foi entregue, ontem, em Novo Hamburgo. Um dos educandários premiados é a escola municipal de Ensino Fundamental Pedro Costa Beber, de Bozano. A diretora, Cláudia Marquesan, explica que o reconhecimento reflete o resultado das provas do Saers – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul – de 2023. No caso da escola Pedro Costa Beber, o Saers apontou índice de alfabetização de 86,15%. Cláudia Marquesan comenta que os estudantes precisam saber ler e escrever até o segundo ano do ensino fundamental.
Também foram premiados, ontem, no Alfabetiza Tchê, as escolas Carlos Gama, de Boa Vista do Cadeado; Agostinho Dill, de Condor; Ruizinho e Eugênio Storch, de Ijuí, Dom Pedro Primeiro, de Nova Ramada; Adolfo Kepler, de Panambi, Angelo Furian, de Pejuçara; Assis Brasil e São José, de Redentora; além da escola Sagrada Família, de Santo Ângelo, também os educandários Professora Amália Germano de Paula, Senador Pinheiro Machado e Érico Veríssimo, de São Luiz Gonzaga; e Ildo Meneghetti, de Três Passos.
O Programa Estadual de Apoio à Alfabetização, mais conhecido como Alfabetiza Tchê, foi instituído pela Lei nº 16.048/2023 e regulamentado pelo Decreto estadual n° 57.519/2024. A iniciativa é uma política pública da Secretaria da Educação (Seduc) que tem como meta assegurar que todos os estudantes da Rede Pública gaúcha estejam plenamente alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
Lista de escolas premiadas no Alfabetiza Tchê