Melhorias na escola Ijuizinho Três escolas estaduais da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Ijuí, passam por reformas para este ano letivo. Segundo a coordenadora adjunta de Educação, Leila Franco Schmidt, um exemplo é a escola Ijuizinho, em Ijuí, que recebe reforma completa, o que contempla, também, toda a rede elétrica.
A partir deste ano, as salas de aula do Ijuizinho vão contar com climatizadores. O investimento na escola é superior a 730 mil reais, com recuperação do prédio, melhoria da cobertura, também modernização das redes hidráulica e de gás, troca de esquadrias, pintura e texturização.
Outras três escolas da CRE de Ijuí ainda não possuem climatização em todas as salas de aula, mas estão na fila para reforma da rede elétrica, a fim de viabilizar instalação de climatizadores. Um dos casos é a escola estadual Ruyzinho, também de Ijuí, que já passou por vistoria técnica e possui processo aberto. Agora, aguarda autorização da secretaria estadual de Obras Públicas para início dos serviços. Também da CRE ijuiense, a escola Doutor Roberto Löw, de Nova Ramada, passa por reformas, nesse caso, melhorias no prédio.
Leila Franco Schmidt ressalta que por meio de recursos do programa estadual Agiliza, todas as 57 escolas dos 12 municípios da CRE ijuiense realizam reparos e reformas. No entanto, os educandários que estão com obras de maior porte são a Escola Estadual Ijuí – Ijuizinho – conforme já mencionado, e a Escola Estadual de Ensino Médio Visconde de Cerro Alegre, em Inhacorá. Há previsão de início de obras nas escolas de Ensino Médio Ruyzão e de Ensino Fundamental Ruizinho, de Ijuí, e a Escola Estadual de Ensino Médio Pindorama, de Panambi.