A Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Ijuí, vai realizar, nesta quinta-feira, 20, o Dia D de mobilização pela paz nas 58 escolas estaduais dentre os 12 municípios de abrangência. O ato vai ocorrer numa espécie de resposta às ameaças de ataques em educandários brasileiros que acontecem nos últimos dias, desde a ação criminosa que transcorreu dia 5 deste mês, em Blumenau, Santa Catarina, quando um homem invadiu uma escola infantil, matou quatro crianças e feriu outras cinco.
Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a coordenadora regional de Educação, Eveline Eberle, disse que a programação de amanhã também vai ser denominada de Dia de Amar de Verdade. Cada escola vai fazer atividades em particular, por exemplo, com rodas de conversa entre alunos e professores, ainda abrangência para a comunidade em geral, diálogos sobre paz, discussão sobre o que é bom e ruim na internet, também exposição de material.
Além disso, amanhã, às 9 horas e 30 minutos, vai ser realizado um abraço na escola estadual de Ensino Fundamental Ruizinho, de Ijuí, para representar esse ato em todos os demais educandários estaduais da CRE ijuiense. Integrarão o abraço no Ruizinho, além de representantes da própria escola, também a Coordenadoria de Educação, secretaria municipal de Educação, bombeiros, polícia e outros segmentos.
Na mesma entrevista nesta manhã na Progresso, Eveline Eberle, esclareceu que num trabalho conjunto da CRE com órgãos de segurança pública existe monitoramento do setor de inteligência da polícia para identificar ameaças de ações criminosas em escolas, porém, no momento não há nenhuma suspeita.
A coordenadora de Educação tranquilizou, estudantes, pais e comunidade, frisou que as aulas seguem normalmente e a Brigada Militar está mais presente com segurança nos educandários. Outra preocupação é com as redes sociais, para que alunos não acessem conteúdos duvidosos.
Eveline Eberle observou que as escolas mudaram as rotinas, com portões fechados, inclusive alguns educandários possuem portões eletrônicos. Os horários de merenda ou permanência de estudantes nos pátios das escolas também recebem atenção especial.