O atual período é de início do ano letivo de 2023 em escolas públicas e privadas. A rede municipal de ensino de Augusto Pestana, por exemplo, começa hoje as aulas. A secretária municipal de Educação, Geisa Shuermann, ressalta que desde a manhã desta quarta-feira os educandários recepcionam os alunos. Augusto Pestana tem quatro escolas municipais, num total de 515 estudantes, desde o berçário até o nono ano do Ensino Fundamental.
O transporte escolar acontece normalmente, nos mesmos roteiros de 2022, e também vai deslocar estudantes da rede estadual a partir de amanhã, quando iniciarão as aulas das escolas estaduais. Geisa Schuermann observa que para esse ano letivo houve reformas na escola Rocha Pombo, da localidade de Marmeleiro. Além disso, está em construção um novo prédio para a escola municipal infantil Turma da Esperança, que atende o Pré 1 e 2. O objetivo é disponibilizar mais vagas para crianças.
A secretária da Educação de Augusto Pestana enfatiza que nesse ano letivo vai continuar o sistema de ensino apostilado, em que os alunos municipais recebem apostilas com os conteúdos para estudar durante o ano, o que evita a necessidade de compra de livros.