As aulas presenciais nas escolas públicas de Ijuí e região estão suspensas até o dia 31 de dezembro de 2020. Foi o que decidiram hoje pela manhã os prefeitos integrantes da Associação dos Municípios do Planalto Médio, a Amuplam.
Segundo o presidente da entidade, e prefeito de Pejuçara, Eduardo Buzatti, as aulas em educandários municipais não vão ser retomadas neste ano na modalidade presencial. Sobre as escolas estaduais, Buzatti afirmou que as prefeituras não têm gerência sobre a realização das aulas.
No entanto, os prefeitos definirão as regras sanitárias que impedirão a reabertura dos educandários, mesmo que o governo do Estado defina pela retomada de atividades presenciais. Além da óbvia questão da pandemia, na qual o número de novos casos e óbitos voltou a crescer na região, existe ainda a preocupação com o transporte escolar.
Isso porque o governo estadual não tem repassado os valores às prefeituras, que teriam que arcar sozinhas com o transporte de alunos das escolas estaduais. Sobre o funcionamento das escolas particulares, cada município ficará livre para fazer suas próprias definições. A decisão tomada hoje pela manhã foi unânime, pois todos os prefeitos optaram pela suspensão das aulas presenciais na região neste ano de 2020.