Foto: Polícia Civil/Divulgação A Polícia Civil realizou ontem, 16, a Operação Cartão Vermelho, em São Gabriel, para apurar suspeitas de manipulação de resultados no futebol gaúcho envolvendo dirigentes, membros da comissão técnica e atletas do Esporte Clube São Gabriel.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no Estádio Municipal Sílvio de Faria Corrêa, em vestiários e setores internos, e nas residências de dirigentes, atletas e integrantes da comissão técnica. Também foram executadas três medidas cautelares diversas de prisão.
Documentos, celulares, computadores e outros materiais foram apreendidos e serão analisados nos próximos dias. A investigação apura indícios de fraude em competição esportiva, falsidade ideológica, uso de falsa identidade e associação criminosa.
O caso ganhou força após denúncias ligadas à partida Inter sub-20 x São Gabriel, pela Copa FGF, em 29 de outubro, quando o segundo tempo registrou mais de cinco gols após um primeiro tempo equilibrado. Também são investigadas possíveis irregularidades na escalação de jogadores inativos no BID da CBF em jogo contra o Juventude, no início de outubro, o que já havia rendido punição ao clube.
O Esporte Clube São Gabriel encerrou sua participação na Terceirona ontem, 16, com derrota por 5 a 0 para o São Paulo de Rio Grande. Até o momento, o clube não se manifestou sobre a operação.