A Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Trânsito de Ijuí está realizando estudos para adequar o sistema do estacionamento rotativo no centro da cidade. Segundo o secretário Fábio Franzen, a Câmara de Vereadores está debatendo este tema em uma comissão especial, com a realização em breve de uma audiência pública para ampliar a discussão.
Destacou que a proposta é de terceirizar o estacionamento rotativo, para que uma empresa especializada possa assumir o controle deste serviço. Este trabalho poderá ocorrer com o objetivo de aumentar o número de vagas.
Franzen lembrou que hoje são 519 vagas de estacionamento pago no perímetro urbano, com propostas de algumas empresas de alterar o modelo adotado atualmente. Há estudos para incluir além do estacionamento azul, também o espaço verde.
Este sistema teria um monitoramento online sendo adotado para fazer a leitura de todas as placas. Segundo o secretário, este estudo está sendo realizado no momento para verificar qual será a melhor forma de controlar o estacionamento rotativo.
Em função de toda a tecnologia que deve ser implantada, os valores do estacionamento também poderão sofrer reajuste no preço a ser pago pelos condutores. Fábio Franzen disse ainda que há necessidade também dos funcionários das empresas deixar as vagas próximas das empresas para os clientes estacionar.
Citou a necessidade ainda de concurso público para aumentar o número de agentes de trânsito para auxiliar no controle e melhoria do fluxo de veículos nas vias públicas da cidade.