Busca rápidaX

MANCHETES

Estado anuncia mais recursos financeiros para financiar projetos para juventude rural

29 de julho de 2025

Jovens rurais do Rio Grande do Sul vão contar com mais recursos financeiros para desenvolver projetos nas propriedades. Isso porque, o governo estadual anunciou mais 12 milhões de reais para financiar ações. Segundo a coordenadora de jovens da Fetag – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul – Camila Rode, agora é preciso aguardar lançamento de edital para as inscrições.

A informação de mais dinheiro para o programa denominado Agrofamília – Jovens, foi repassada pelo governador, Eduardo Leite, no último dia 15, durante evento na sede da Fetag, em Porto Alegre, quando também houve comemoração do Dia Estadual da Juventude Rural.

Na primeira etapa do Agrofamília – Jovens, houve investimento de 12 milhões e 500 mil reais, em dois momentos. Mais de 500 jovens, de 15 a 29 anos, foram contemplados e já desenvolvem projetos em diferentes áreas, por exemplo, agroindústrias, hortigranjeiros, produção leiteira, agroflorestas, armazéns, custeio para lavouras, dentre outros segmentos.

Domingo, 27,, às 6 horas e 30 minutos, Camila Rode ampliou o tema durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Ela frisa que existe muita demanda pelo programa.

A coordenadora de jovens da Fetag observa que cada beneficiário recebe entre 10 e 25 mil reais do Estado. 80% do recurso é subsidiado, portanto, o jovem paga apenas 20% do valor obtido. Para custeio, o prazo de pagamento é de um ano e investimento, sete anos. Os projetos são elaborados com apoio da Emater. No Progresso Rural, amanhã, às 6 e 30, Camila Rode também vai enfatizar que o programa ajuda na sucessão rural e em incentivar para que o jovem permaneça na agricultura, porém, não é suficiente.

Abaixo, entrevista completa com Camila Rode:

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!