Após escapar nas duas últimas semanas de ficar com bandeira vermelha no sistema de distanciamento controlado sobre a Covid-19 do governo estadual, dessa vez a região de Palmeira das Missões foi confirmada com a mencionada classificação.
A decisão foi anunciada no final da tarde de hoje pelo Estado, após análise de recursos de todas as regiões que apresentaram argumentação, conforme a classificação preliminar divulgada na última sexta-feira.
No caso da região de Palmeira das Missões, a bandeira passou de laranja para vermelha, ou seja, risco alto para o novo coronavírus, o que pode significar, por exemplo, restrição de funcionamento do comércio.
A medida atinge, também, 12 municípios da região Celeiro, que integram a divisão feita pelo Estado. Nesse âmbito está o município de Três Passos, que acumula 488 casos da Covid-19, porém, com 331 pessoas recuperadas.
A região de Palmeira das Missões passou para bandeira vermelha em razão do acréscimo de casos da doença, também aumento considerável de hospitalizações em leitos clínicos e em UTI devido à Covid-19. Especificamente em Palmeira das Missões, são 229 casos da doença, mas com 161 recuperados.
No entanto, mesmo em regiões de bandeira vermelha, os municípios que não tiveram registro de hospitalização e óbito pelo novo coronavírus nos últimos 14 dias, podem adotar as medidas de bandeira laranja, ou seja, regras mais brandas.
Também foram confirmadas com bandeira vermelha para esta semana, as regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa e Pelotas. Já as regiões de Passo Fundo, Caxias do Sul, Erechim, classificadas preliminarmente com a cor vermelha, conseguiram reverter para se manter na bandeira laranja, um pouco mais branda.