Busca rápidaX

MANCHETES

Estado divulga nota após primeiro caso de gripe aviária no Brasil

16 de maio de 2023

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou sobre o primeiro caso de Influenza Aviária em aves silvestres no Brasil, registrado no Espírito Santo. O Rio Grande do Sul destaca que não há casos registrados no Estado e que a ocorrência da doença em aves silvestres não altera a condição sanitária do Brasil.

A Divisão de Defesa Sanitária Animal (DDSA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (Seapi) monitora de forma permanente a evolução dos focos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), reforçando as medidas de prevenção junto à cadeia avícola e incrementando mecanismos de detecção precoce, no atendimento de notificações de casos suspeitos em aves domésticas e silvestres.

Para a gestão das atividades, foi constituído um grupo técnico com integrantes da Seapi, Superintendência Federal do Mapa no RS e Organização Avícola do Estado para atuação de forma conjunta e estratégica, tendo a participação da iniciativa privada essencial para a articulação da cadeia produtiva avícola.

A atuação do Serviço Veterinário Oficial do RS é permanente, com ações de fiscalização em granjas avícolas e estabelecimentos de venda de aves vivas, comunicação de risco e educação sanitária nos municípios, palestras técnicas orientando os produtores quanto às medidas de prevenção e à importância da notificação, vigilância em parques comunitários e atendimento de toda e qualquer notificação de caso suspeito. Até o momento já foram realizadas mais de 2 mil ações de vigilância ativa e 1,68 milhões de aves observadas, além de 1,4 mil ações de educação sanitária realizadas no Estado.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e governo do Estado