Busca rápidaX

MANCHETES

Estado encaminha medidas de apoio a empresas gaúchas atingidas por tarifaço americano

7 de agosto de 2025

O Rio Grande do Sul é o segundo Estado mais afetado pelo tarifaço imposto pelo governo americano no Brasil, visto a variedade de produtos gaúchos exportadores para os Estados Unidos. As novas tarifas, que chegam a 50%, começaram a vigorar ontem.

Ontem, o governador, Eduardo Leite, se reuniu, em Brasília, com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Na ocasião, Leite entregou relatório elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), que demonstra que as tarifas adicionais incidem sobre 85,7% das exportações gaúchas para os Estados Unidos, o que corresponde a cerca de 1 bilhão e 600 milhões de dólares em vendas anuais.

O governador comentou que há perspectiva de pacote de ajuda para as empresas gaúchas afetadas pelo aumento de tarifa, segundo o que pôde ouvir de Geraldo Alckmin. (Abaixo, manifestação de Eduardo Leite).

 

O governador do Rio Grande do Sul ainda disse que o Executivo gaúcho vai apresentar medidas próprias para também auxiliar empresas afetadas pelo tarifaço americano. (Abaixo, manifestação de Eduardo Leite).

Os setores mais prejudicados incluem pelo aumento de tarifas, no Rio Grande do Sul, são produtos de metal, máquinas e materiais elétricos, madeira, couro e calçados, além do tabaco.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e governo estadual
error: Conteúdo protegido!