Busca rápidaX

Estado quer manter de forma permanente ações contra a estiagem

20 de fevereiro de 2023

Um dos focos do governo gaúcho, em relação à agricultura, se refere à manutenção de programas contra a estiagem. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, disse que é preciso seguir, por exemplo, com projetos de irrigação, pois a falta de chuva tem sido recorrente no Rio Grande do Sul, como acontece no momento.

Na última sexta-feira, o Estado anunciou medidas de socorro aos produtores rurais, especialmente agricultores familiares, que já constatam perdas muito grandes, principalmente, na soja, milho e produção leiteira. Feltes frisou que haverá permanência no repasse de 100 mil reais por município para abertura de até 12 açudes. Aliás, agora o Estado vai colocar em prática os açudes anunciados ano passado, após a estiagem do último verão, que ainda não ocorreram devido à tramitação de documentos com os municípios e período eleitoral.

O secretário estadual ainda comentou o Executivo gaúcho já repassou dinheiro para mais de 100 municípios para perfuração de poços artesianos. Além disso, o governo estadual vai ter novos editais para poços artesianos em municípios, com 130 mil reais para cada prefeitura. Outra iniciativa diz respeito à construção de cisternas. 273 municípios poderão receber cisternas, pois se enquadram em índices calculados pelo Idese – Índice de Desenvolvimento Socioeconômico. 59 prefeituras já estão com documentos concluídos.

Na semana que passou, o Estado também anunciou o perdão de 100% da dívida do programa Troca-Troca de Sementes para agricultores familiares dos municípios em situação de emergência e abertura de edital adicional para o Programa de Sementes Forrageiras, a fim de financiar aquisição de sementes forrageiras para a formação de pastagens.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí