O furto de fios de cobre da central de controle da Usina Velha (desativada) do Departamento Municipal de Energia de Ijuí, o DEMEI, suscitou o aumento na sensação de insegurança para a comunidade do entorno. Alguns moradores entraram em contato com a reportagem da Rádio Progresso, relatando furtos frequentes de roupas no varal, objetos das casas e até galinhas dos quintais.
Uma moradora que prefere não ser identificada, disse que é comum o acesso de pessoas desconhecidas e em grandes grupos nas dependências da usina, o que é compreensível, já que é um espaço bonito e convidativo. O problema, segundo ela, é quando grupos se reúnem para ‘badernar’ nas proximidades da usina, praticando pequenos furtos e amedrontando a população. “Passam aqui entre oito, dez piás. Levam até as galinhas e a gente chama a Brigada Militar e eles nunca podem vir, sempre dizem que não tem viatura que depois passam. Depois é nunca mais”, lamenta.
Outra moradora lamenta a mudança no local, já que há pouco tempo podia sair de casa sem se preocupar com criminosos. “Agora não posso nem deixar as roupas no varal mais, porque roubam. Esses dias levaram panos de prato”, disse. A moradora complementa, alegando que problemas de iluminação na rua, contribuem para a sensação de insegurança. “Isso aqui é um breu à noite, não se vê nada. Eu tenho muito medo”.