O Presidente do Legislativo de Ijuí Jorge Amaral (Progressistas) disse que o poder legislativo não tem esperado para discutir e colocar em votação projetos importantes, na tentativa de frear o avanço da Pandemia em Ijuí. Durante entrevista na RPI, o presidente esclareceu que o parlamento tem despachado favoravelmente diversos pedidos feitos pelos vereadores e anteprojetos ligados diretamente a área da saúde.
Amaral, que também é médico, reconhece um esforço do poder público em tentar manter sob controle os casos de Covid em Ijuí, apesar do crescimento desenfreado da doença e superlotação dos hospitais, e defendeu o uso profilático de medicamentos como prevenção de casos graves da doença. Ele ressaltou que muitos médicos já receitam medicamentos como Ivermectina e Hidroxicloroquina a pacientes sintomáticos para a covid-19 e garante que isso tem ajudado a frear o avanço do vírus no sistema imunológico das pessoas. “Não adianta sair da consulta apenas com dipirona. Eu estou estudando muito sobre o tema e as medicações corretas evitam a piora”, destacou. Porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a ANVISA, afirmam que os dois medicamentos não tem eficácia comprovada. A OMS reconhece apenas a Dexametasona e o Redemsivir com efeitos positivos no tratamento da doença.
Jorge Amaral se posiciona contrário as restrições impostas pelo Governo do Estado e diz que as pessoas precisam tomar os cuidados básicos para não se infectar, e continuar trabalhando, afinal, segundo ele, todos necessitam do movimento na economia. “Nós estamos numa guerra de ideologias. essa divisão não vai ajudar a combater o inimigo, que é o vírus. Precisamos de união neste momento”, disse o presidente.
As sessões do Legislativo de Ijuí estão restritas, neste momento, apenas aos vereadores e membros da mesa diretora. Assessores e público em geral estão proibidos de acessar o plenário da casa.