Busca rápidaX

Estiagem: Agricultor de Jóia desiste de colher área de soja e perda somará 850 mil reais

28 de janeiro de 2022

No geral, a estiagem vai causar perdas volumosas na safra de soja deste ano, assim como já ocorre com outras áreas agrícolas, por exemplo, em relação ao milho e produção leiteira. No que se refere ao milho, a colheita dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, está em pouco mais de 51%, com rendimento médio de 88 sacas por hectare. Já no que concerne à soja, existem diferentes realidades.

O agricultor Samir Lassen, que possui propriedade na localidade de São Roque e arredores, interior de Jóia, disse que plantou 210 hectares da oleaginosa. Porém, 85 hectares de soja, cultivados entre 20 de outubro e 5 de novembro, estão totalmente perdidos pela falta de chuva. Não vai adiantar colocar a máquina para colheita. Inclusive, frisou que já acionou o seguro e ocorreu um primeiro laudo. O produtor comentou que se contabilizar a média de 60 sacas de soja que era projetada, nesses 85 hectares vai perder 850 mil reais.

Dos outros 120 hectares, ainda há esperança, pelo menos, de ter rendimento para pagar o custo investido. Em Jóia, existem produtores que não conseguiram plantar toda a soja, ou seja, desistiram, porque o período ficou muito tardio. Samir Lassen esclareceu que em dezembro passado contabilizou 8 milímetros de chuva na propriedade e, neste mês, até agora, 12 milímetros.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!