O levantamento semanal divulgado ontem pelo escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, abrangência de 44 municípios, aponta que em razão da estiagem a soja sofre aumento de perdas de produtividade e diminuição do potencial de produção. As lavouras estão em fase final de enchimento de grãos, com antecipação de etapa, o que prejudica a qualidade do produto.
Nestas áreas se observa aumento de morte de plantas, queda de vagens e de folhas e enrugamento do grão. Áreas plantadas em final de dezembro de 2021 e início de janeiro deste ano com queda acentuada de flores. Continuidade do ataque de tripes nas lavouras. 0,3% da área de soja já foi colhida na região de Ijuí, com rendimento médio de 12,2 sacas por hectare. 4,30% da área está em maturação, 46,60% em granação, 24% em floração e o restante em desenvolvimento vegetativo.
No que se refere ao milho, também na abrangência do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, resta 10% da área para ser colhida. Desse total, 8,80% está em maturação. A produtividade média é de 72,20 sacas por hectare. Aumento da incidência de lagarta do cartucho nas lavouras semeadas em janeiro, principalmente para a confecção de silagem.
Informativo conjuntural semanal do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí