Busca rápidaX


Estiagem causa prejuízos de R$ 63 milhões nas lavouras de Bozano

9 de fevereiro de 2023

Os prejuízos causados pela estiagem em Bozano ultrapassam 63 milhões de reais, com perdas superiores a 63% no milho grão e de quase 45% nas lavouras de soja, além de quase 122 mil litros de leite.

O relatório da Emater aponta que as perdas mais significativas ocorrem nas culturas de soja e milho, com queda na produção e na qualidade do produto em virtude do evento climático. O milho para grãos já foi quase todo colhido, assim como para silagem. O milho safrinha está em fase de plantio, mas não há umidade para semeadura. As lavouras em desenvolvimento sentem a falta de água e sofrem com as altas temperaturas.

A soja está na fase reprodutiva, período muito sensível a falta de água e também as altas temperaturas, que ocasionam abortamento de flores, vagens e morte de plantas. A prefeitura bozanense realiza abertura de bebedouros para animais no interior. O prefeito, Renato Casagrande, cumpre agenda em Brasília e avaliará os dados apontados pela Emater. Nos próximos dias, a administração municipal deverá decretar situação de emergência.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura