Busca rápidaX


Estiagem causa problemas para piscicultura e morte de peixes em Ijuí

9 de janeiro de 2023

A falta de chuva produz consequências para a piscicultura. Açudes têm redução do nível de água, o que pode causar morte de peixes ou desenvolvimento insatisfatório. O presidente da Cooperativa Ijuí Peixes, Marcos Meiger, ressalta que associados da entidade precisam usar aeradores para melhorar a oxigenação da água. Outra orientação é colocar calcário a fim de aumentar o PH da água. Meiger observa que a deficiência hídrica para açudes vem desde o verão passado, quando houve grande estiagem.

No inverno de 2022 a situação se estabilizou, mas agora o problema volta a ser registrado. Segundo ele, dois associados da Ijuí Peixes tiveram morte de peixes recentemente, num total entre dois mil e 500 a três mil quilos de perda, o que resulta de 55 mil a 60 mil reais de prejuízo.

O baixo nível de água dos açudes também resulta em peixes de menor tamanho. Normalmente, o peso é de quatro quilos e meio a cinco quilos por peixe, mas agora está numa média de três a três quilos e meio.

As recentes chuvas amenizaram um pouco a situação. Mesmo assim, a Ijuí Peixes segue com feiras a cada 15 dias, aos sábados, na Aprofeira e feira do bairro Assis Brasil. A próxima comercialização vai acontecer sábado, dia 14.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí