Apesar da estiagem que afeta o Rio Grande do Sul desde o ano passado, baixando o nível dos rios, açudes e alagados, causando prejuízos aos agronegócios e provocando situação de emergência em diversos municípios, não afeta a distribuição de energia em Ijuí.De acordo com a diretora do Demei Geração, Daiana Pias, o sistema interligado de energia do país garante que não ocorra problemas de falta de energia apesar da crise hídrica.
O diretor do Demei Distribuição Marco Aurélio Sikacz explica que “a geração das usinas aqui da região Noroeste do Rio Grande do Sul estão com baixa produção, porém, como o sistema elétrico brasileiro é interligado somos abastecidos normalmente”.Além disso, segundo os gestores do Demei, a geração da UHE Passo do Ajuricaba é compartilhada com todo o país da mesma forma que as demais geradoras que participam do sistema de cotas. Segundo a diretora da autarquia, a estiagem que nos afeta, afeta as demais regiões do país e quando a geração hídrica é insuficiente utiliza-se fontes alternativas, como o carvão, gás e nuclear.
A interconexão dos sistemas elétricos, por meio da malha de transmissão, propicia a transferência de energia entre subsistemas, permite a obtenção de ganhos sinérgicos e explora a diversidade entre os regimes hidrológicos das bacias. A integração dos recursos de geração e transmissão permite o atendimento ao mercado com segurança e economicidade.