Busca rápidaX

MANCHETES

Estiagem pode ser a causa de morte de peixes e gado em Ijuí

28 de dezembro de 2021

Os prejuízos causados pela estiagem, em Ijuí, ultrapassam 150 milhões de reais. No milho para silagem as perdas estão numa média de 85% e no milho para grão, 72%. Porém, de forma particular a quebra é maior para muitos agricultores e pode chegar a 100%.

No que se refere à soja, parte da cultura começa a florescer, mas a falta de umidade no solo faz a flor abortar. O extensionista da Emater, Edewin Bernich, explica que na região Norte, por exemplo, no distrito de Mauá, em razão das últimas chuvas alguns produtores retomaram o plantio da soja. Mas na região Sul de Ijuí a realidade é ainda pior, pois não choveu e há grande área para ser concluída com o cultivo da soja.

Edewin Bernich também disse que começou a ocorrer morte de peixes e de gado em Ijuí devido à seca. Ele esclarece, porém, que essa mortandade tem muita ligação com a falta de manejo correto nos açudes, que reduzem o nível de água, e também dos bovinos, que perdem a resistência. Nas hortaliças, em Ijuí, há produtores que constatam quebra de 30% na produção, além de que a falta de chuva provoca queda de citros, por exemplo, bergamota, laranja e limão.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!