Busca rápidaX

MANCHETES

Estudantes da Escola Estado do Amazonas de Ijuí conhecem de perto o caminho da água e do esgoto em visita à Corsan

13 de novembro de 2025

Alunos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Estado do Amazonas participaram, na manhã de segunda-feira, 10, de uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA), à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e aos laboratórios da Corsan em Ijuí. A atividade integrou o Programa Portas Abertas, iniciativa que busca aproximar a comunidade do trabalho realizado pela Companhia e promover a conscientização sobre o uso responsável da água.

Durante a visita na ETA, os estudantes conheceram de perto o processo de tratamento da água e as etapas que compõem o seu percurso — desde a captação em rio, até chegar às torneiras, depois de passar por tratamento e ser armazenada em reservatórios. Eles também aprenderam sobre o monitoramento constante realizado pelo Centro de Operações Integradas (COI), que garante a qualidade e a regularidade do abastecimento.

Atualmente, a estação de tratamento de Ijuí trata em torno de 370 litros de água por segundo, garantindo o abastecimento da cidade, que dispõe de um sistema de reservação com capacidade para 10 milhões de litros.

Tratamento de esgoto

Na sequência, os alunos visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto da Corsan, em sua primeira atividade educativa aberta ao público. No local, conheceram o caminho percorrido pelo esgoto — desde a chegada pelas tubulações ou caminhões, até o processo de tratamento e a devolução do efluente tratado ao rio. Atualmente, a ETE de Ijuí atende cerca de 30% da população urbana, tratando aproximadamente 34 litros de esgoto por segundo.

Além das explicações técnicas, os estudantes receberam orientações sobre o uso consciente da água e atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente. A experiência despertou o interesse dos jovens pela importância do saneamento básico e pelo papel de cada cidadão na construção de um futuro mais sustentável.

Na ETA, o grupo foi recebido pelos operadores Davi Aleixo Correia e Vivian França. Já na ETE, a recepção ficou a cargo do supervisor de qualidade Odirlei Ben e do operador Ederson Schwarzer. A turma esteve acompanhada pelos professores Ivan César Monteiro, Tatiele de Lima dos Santos e Cíntia Kronbauer. Escolas interessadas em participar das visitas podem agendar com o analista de responsabilidade social da Corsan Douglas Pereira Machado, pelo telefone (55) 9651-7932.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Corsan Aegea
error: Conteúdo protegido!