Busca rápidaX

MANCHETES

Estudo técnico para revisão de áreas de preservação permanente é apresentado em Ajuricaba

19 de setembro de 2025

Na tarde de quarta-feira, 18, no Salão Nobre da Prefeitura de Ajuricaba, foi realizada reunião para apresentação do Estudo Técnico Socioambiental, desenvolvido pela empresa Bios Consultoria Ambiental. O trabalho tem como objetivo avaliar a possibilidade de redução das áreas de preservação permanente (APPs) em perímetro urbano, a partir da análise do impacto da urbanização e da proposição de modificações nas faixas de proteção, de forma a conciliar melhorias na infraestrutura com a preservação ambiental.
O ponto central da apresentação foi a discussão sobre a largura das faixas de preservação em cursos hídricos e nascentes localizados na área urbana do município. A proposta busca adequar a legislação municipal à realidade local, garantindo que as obras de expansão e melhorias urbanas possam ser executadas sem comprometer o equilíbrio ambiental.
O estudo agora seguirá para a análise do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), que terá papel fundamental na avaliação técnica e na emissão de parecer. Em seguida, o documento será encaminhado à Câmara de Vereadores, onde será discutido e apreciado, com vistas à aprovação de uma nova lei que regulamente a matéria.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura
error: Conteúdo protegido!