De forma gradual, haverá municipalização das séries iniciais do Ensino Fundamental em Eugênio de Castro. A decisão foi tomada ontem à tarde, durante reunião, na prefeitura, com presença da responsável pela 14ª Coordenadoria Regional de Educação, Rosa Maria de Souza. A partir de 2026, o 1º ano vai ser ofertado exclusivamente pela rede municipal de ensino.
Com essa medida, Eugênio de Castro poderá ampliar o investimento na educação, até pelo fato dos repasses do FUNDEB ((Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), serem calculados com base no número de alunos matriculados na rede municipal.
Atualmente, estima-se que cerca de 3 milhões de reais deixam de ser repassados anualmente ao município devido à ausência de estudantes nessas etapas na rede municipal. Em 2026, a turma do 1º ano vai continuar em funcionamento na Escola Estadual de Educação Básica Theodorico Alves Teixeira, mas sob responsabilidade da secretaria municipal de Educação.