Busca rápidaX

Eugênio de Castro prepara decreto de situação de emergência para semana que vem

24 de janeiro de 2023

Uma reunião aconteceu na manhã de hoje (24) na sede da Emater em Eugênio de Castro para debater a situação do município em relação a estiagem. Participaram do encontro Gelso Pinheiro, responsável pela Defesa Civil, a extensionista da Emater Miriam Machado, o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais Orlando Teixeira e o engenheiro agrônomo Fernando Fabris. Foi decidido que até a sexta-feira, dia 27, a Emater vai apresentar um laudo das perdas para a redação do decreto de situação emergência.

Assim, o documento deve ficar pronto semana que vem. A partir de hoje, esses órgãos já vão a campo para coletar os dados que vão embasar o pedido. Eugênio de Castro ainda vai licitar em breve a abertura de 12 açudes relacionados ao programa Avançar, do governo estadual. As propriedades que vão receber os reservatórios já foram definidas, mas a empresa que abrirá os açudes ainda precisa ser escolhida. Enquanto isso, a seca afeta significativamente os reservatórios. Por exemplo, a Lagoa da Mortandade, local que foi palco duma batalha durante a Revolução Farroupilha, está praticamente seca.

De acordo com Gelson Pinheiro, várias bombas de poços artesianos já queimaram com a redução da vazão. São cerca de sete poços no perímetro urbano e mais de 15 nas localidades do interior. Segundo ele, o maior prejuízo em Eugênio de Castro é na cultura do milho. Já o plantio da lavoura de soja foi finalizado e as plantas que já emergiram estão resistindo. Nenhuma propriedade necessita ser abastecida com água nesse momento. Na cidade, também não há racionamento. Mesmo assim, a prefeitura tem emitido constantes alertas para que a população faça uso racional da água.

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí