Busca rápidaX

MANCHETES

Ex-vereador de Santa Maria é liberado após prisão por furto em joalheria de Ijuí

10 de outubro de 2025
Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Santa Maria

O ex-vereador de Santa Maria, Marion Mortari, foi liberado do Presídio Estadual de Agudo na noite de segunda-feira, 06, após mais de um ano detido. Mortari estava preso desde setembro de 2024, suspeito de envolvimento em um furto milionário a uma joalheria na rua 15 de Novembro, no Centro de Ijuí.

A liberação foi confirmada pelos advogados de defesa, Gustavo Flores e Daniel Tonetto para o jornal Diário SM, e ocorreu após decisão da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ijuí, que revogou a prisão preventiva. Agora, Mortari poderá responder ao processo em liberdade enquanto recorre da condenação.

Ele foi preso em julho de 2024, durante as investigações sobre o furto ocorrido em 28 de janeiro do mesmo ano, quando joias e valores significativos foram levados da joalheria. Na sentença, assinada pelo juiz Eduardo Giovelli, Marion Mortari, Ciro Cesar Aires Motta e Lucas Magno Marchi Ilha foram condenados pelo crime de furto, conforme o artigo 155, parágrafo 4º, do Código Penal. Outro réu, Eleazar da Silva Ilha, foi absolvido por insuficiência de provas.

As penas aplicadas foram de 4 anos e 6 meses de reclusão para Ciro Cesar Aires Motta, 5 anos e 3 meses de reclusão para Lucas Magno Marchi Ilha e 4 anos e 6 meses de reclusão para Marion Mortari. Apesar das condenações, os réus puderam recorrer em liberdade, seguindo o que prevê o Código Penal e a jurisprudência dos tribunais superiores, já que o regime aplicado é semiaberto.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí com informações Diário SM e Dr. Eduardo Giovelli
error: Conteúdo protegido!