O excesso de chuva das últimas horas e a instabilidade climática que persiste desde o fim de semana deixam em alerta agricultores em relação à soja que ainda está nas lavouras. Em Ijuí, resta em torno de 10% da oleaginosa para ser colhida.
O extensionista da Emater, Edewin Bernich, comenta que as áreas mais preocupantes são em baixadas onde há rios, visto que pode ocorrer transbordamento de água e alagar a soja. Porém, ele acredita que muitos produtores evitaram cultivar a soja nesses locais, visto perdas pelo mesmo problema nos últimos anos.
Bernich acrescenta que a temperatura não está muito alta, o que ajuda a evitar problemas de germinação dos grãos. Já a soja de segundo plantio, ou seja, cultivada após a colheita do milho, não deve ter reflexos negativos com a chuvarada, pois está em fase final de enchimento de grãos ou maturação. O acumulado de chuva entre a madrugada e manhã de hoje ultrapassou 100mm em vários pontos de Ijuí e região.
Em Jóia, o Lajeado Forquilha, entre as localidades de Rincão dos Machado e São João Mirim, transbordou. No mesmo município, o arroio Chuní, na comunidade de Carajá Grande, está fora do leito.
No distrito de Rincão dos Gói, emIjuí, ouvinte comentou mais de 200mm e a água invadiu o asfalto recentemente feito. Inclusive a chuvarada causou prejuízos numa plantação de hortaliças. Na Linha 3 Leste, em direção ao campo da Imasa, a água de rio impedia a passagem de veículos pelo calçamento.