Busca rápidaX

MANCHETES

Excesso de chuvas provoca atendimentos emergenciais da Secretaria de Obras em Ijuí

29 de dezembro de 2025

A Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Trânsito de Ijuí realizou diversos atendimentos emergenciais nos últimos dias em razão do grande volume de chuvas registrado no município. Em entrevista à Rádio Progresso o secretário Fábio Franzen disse que as ocorrências concentram-se em alguns pontos da cidade, especialmente em locais onde existem residências abaixo do nível da rua, o que favorece o acúmulo de água.

Entre os casos atendidos, Franzen destacou um problema estrutural em uma residência onde a rede pluvial passa por baixo da casa e, devido ao excesso de chuva, acabou rompendo. De acordo com o secretário, o município já está adotando as providências necessárias para a normalização da situação e prevenção de novos transtornos.

O titular da pasta informou ainda que, em conjunto com a equipe de engenharia da Prefeitura, está sendo realizada a ampliação do sistema de canalização em alguns pontos críticos. Outro problema recorrente, conforme ressaltou, é a ligação irregular das calhas das residências diretamente na rede de esgoto. Essa prática sobrecarrega o sistema, fazendo com que as tampas de esgoto da Corsan não suportem o grande volume de água e acabem se deslocando.

Situações desse tipo foram constatadas, inclusive, em ruas da região central de Ijuí. Diante disso, Franzen lembrou que a Secretaria de Obras, em parceria com a Corsan, vem orientando a população para que evite direcionar a água das calhas para a rede de esgoto, a fim de reduzir os riscos de alagamentos e danos à infraestrutura urbana.

O secretário também destacou avanços na área de drenagem urbana. Segundo ele, quando assumiu a Secretaria de Obras, o município contabilizava mais de 30 pontos críticos de alagamento e atualmente, os registros são pontuais e estão diretamente ligados a eventos extremos de chuva. Como exemplo, Franzen citou que, neste final de semana, em alguns locais de Ijuí, foram registrados cerca de 60 milímetros de chuva em apenas 15 minutos, volume considerado elevado e fora da normalidade.

Fonte: Rádio Progresso