A tendência de redução da área de trigo na safra deste ano em Ijuí leva em consideração algumas variantes. Segundo o agrônomo da Emater, Edewin Bernich, muitos agricultores não conseguem acessar financiamento em razão do excesso de Proagros solicitados nos últimos anos, devido a problemas climáticos. Com isso, falta dinheiro para implantar a lavoura. Além disso, o preço pago ao produtor não é muito atraente.
Bernich ainda observa que vários agricultores deverão utilizar pouca adubação e semente própria de trigo, o que poderá significar redução de rentabilidade. A perspectiva é de que a safra 2025 totalize 15 mil hectares de trigo em Ijuí, diminuição de seis mil em relação ao ano passado.
O período ideal para plantio do trigo em Ijuí e região vai começar quarta-feira. No que se refere aos 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, levantamento indica possibilidade de diminuição de 15 a 20% no plantio de trigo. Ontem, às 6 horas e 30 minutos, no programa Progresso Rural da RPI, o agrônomo da regional da Emater, Gilberto Bortolini, também enfatizou alguns aspectos que dificultam aumento de área de trigo. Abaixo, confira áudio de Gilberto Botolini.