Em reunião realizada ontem à tarde, 26, o Executivo de Ijuí concluiu que as postagens de vídeos feitas por duas pessoas em redes sociais, sobre criticas ao funcionamento da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – se caracterizam com outros interesses.
Inclusive, o município deverá tomar providências quanto a atitudes consideradas inconvenientes nesses casos em que os vídeos foram gravados na sala de espera, onde ficam os pacientes, na UPA, no aguardo dos atendimentos.
Segundo o prefeito, Valdir Heck, a equipe da UPA realiza os atendimentos conforme as normas do Ministério da Saúde. Disse que o trabalho da Unidade de Pronto Atendimento vai seguir normalmente, mas a secretaria da Saúde de Ijuí vai atuar mais para que o atendimento inicial, quando não de urgência, seja feito nos ambulatórios dos bairros.
Ou seja, o objetivo é que a população procure os ambulatórios e somente compareça na UPA em casos de urgência e emergência, a fim de evitar excesso de pacientes. Mesmo assim, garante o prefeito ijuiense, essa mudança no sistema de saúde, com o funcionamento da UPA, cuja inauguração aconteceu há cerca de um mês, precisa ser melhor assimilada por boa parte dos usuários. Num prazo de dois meses haverá nova reunião de avaliação.