A secretaria de Planejamento e Regulação Urbana de Ijuí tem até a próxima quarta-feira, dia 30, para encaminhar à Câmara de Vereadores o projeto do orçamento municipal para 2023. Na última segunda-feira, durante sessão semanal, o Legislativo aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano. E é da LDO que sai o orçamento.
Ao falar hoje pela manhã na Progresso, o secretário de Planejamento e Regulação Urbana, Chico Ortiz, comentou que o orçamento da administração municipal está previsto em 674 milhões, 187 mil reais, o que inclui a administração direta e indireta, como autarquias municipais, ou seja, Demei e Previjuí. Já a previsão das despesas é de 693 milhões, 174 mil reais. Portanto, o orçamento do município de Ijuí para o próximo ano, estabelecido pela LDO, estipula déficit de 18 milhões, 987 mil reais.
Diante disso, o secretário Ortiz frisa que agora o trabalho é equalizar a peça orçamentária para entregar um projeto equilibrado à Câmara de Vereadores. Os investimentos previstos para 2023, através da prefeitura de Ijuí, são de 43 milhões e 600 mil reais, distribuídos entre recursos livres e vinculados. Grande parte é oriunda de operações de crédito.