A secretaria da Fazenda de Ijuí realiza o fechamento dos dados financeiros da administração municipal deste ano. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o secretário, Serafim Ferreira, disse que a prefeitura vai terminar 2022 com superavit financeiro, porém ainda não é possível estabelecer o montante, pois há empenhos a pagar para fornecedores que repassam produtos ou realizam serviços para o Executivo, além de ter as últimas informações sobre repasses de impostos ou demais recursos dos governos estadual e federal. Serafim Ferreira enfatizou que o IPTU, ISS, Fundo de Participação dos Municípios e IPVA, que são os principais impostos ou tributos em termos de volume de recursos já atingiram a arrecadação planejada para o ano.
O FPM, por exemplo, superou em 19% a receita estipulada. No entanto, o ITBI, imposto referente a transação de bens, vai terminar 2022 com cerca de 15% a menos de arrecadação do que o esperado pela prefeitura ijuiense. E hoje é o último dia deste ano de funcionamento das repartições municipais de Ijuí. Amanhã, o Executivo vai estar fechado. Com isso, essa quinta-feira é prazo final para pagar débitos com a administração municipal ijuiense e evitar inscrição em dívida ativa e ter direito, por exemplo, ao desconto máximo do IPTU no ano que vem.
As agências bancárias, da mesma forma, terminam hoje o atendimento à população em 2022. Amanhã os bancos estarão fechados, com reabertura segunda-feira, dia 2 de janeiro. De amanhã até domingo, a população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como internet banking, caixas eletrônicos, telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.