Prefeitos que participaram da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, semana passada, fazem avaliações do evento. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a prefeita de Pejuçara, Flaviana Brandemburg Basso, disse que ao integrar pela primeira vez a Marcha, percebeu a força da iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios. Frisou dois aspectos principais.
Um deles se refere à preocupação com a concentração de dinheiro nas mãos do governo federal. Apenas cerca de 18% de tudo o que a União arrecada em impostos fica nos municípios. Com isso, segundo Flaviana Brandemburg Basso, as prefeituras precisam correr atrás de deputados e senadores na busca por emendas parlamentares. Outro ponto levantando na Marcha a Brasília, conforme a prefeita de Pejuçara, foi sobre o pagamento dos pisos salariais. Exemplo é o piso nacional dos professores. Nesse caso, Flaviana observou que é justo e merecido o piso para os professores, porém, o governo federal precisa ajudar com dinheiro e não deixar apenas nas mãos dos municípios.
Flaviana Brandemburg Basso aproveitou a estada em Brasília, para verificar projetos para Pejuçara. Por exemplo, ela se reuniu com o deputado federal pelo MDB do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, que indicou 700 mil reais em emenda para construção de uma nova ponte sobre o rio Taboão, limite entre Pejuçara e Cruz Alta. Agora ocorre encaminhamento de licenças ambientais, para que a atual ponte de madeira possa ser substituída por estrutura de concreto. Ainda na Capital Federal, a prefeitura pejuçarense pediu apoio do deputado federal pelo PL gaúcho, Ubiratan Sanderson, para implantação de mais câmeras de videomonitoramento na cidade, inclusive equipamentos com capacidade para fazer leitura de placas de veículos.