O governo municipal de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SMCET), promoveu ontem (22) a solenidade de entrega de seis novos espaços na Estação de Cultura e Lazer Sady Strappazzon (antigo prédio da Estação Férrea).
Esta é segunda etapa da Estação de Cultura e Lazer, cujo projeto foi implantado com verba do Ministério Público Federal de Santo Ângelo, por iniciativa do promotor Osmar Veronese, emenda parlamentar do então deputado Darcísio Perondi e recursos próprios do município.
Segundo o secretário de Cultura de Ijuí, Sérgio Correa, o processo de transformação do prédio hoje denominado de Estação Cultura começou ainda em 2010, na administração do então prefeito Fioravante Ballin, quando o município recebeu o armazém através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), porém, foi em 2014 que o processo de captação das verbas começou efetivamente.
Agora, a Banda Municipal Carlos Gomes tem sua sede própria, após 80 anos sem ter um local definido. Além disso, foi inaugurado o ‘Memorial dos Músicos’, que conta com 150 quadros de músicos que marcaram a história de Ijuí, desde 1924. A Associação dos Ferroviários também terá uma sala especial, e os poucos, os ferroviários que ainda vivem em Ijuí, vão organizar um pequeno museu, com fatos históricos desde 1911.
O círculo de escritores ‘Letra fora da Gaveta’ também ganhou ontem sua sede própria. Além disso, duas salas ficarão disponíveis para a realização de cursos e demais eventos.
No entanto, nem todos os espaços poderão ser explorados pela comunidade nesse momento, em razão da pandemia, conforme lembra Sérgio Correa. O uso da Estação Cultura de forma geral só será liberado diante da melhora do cenário atual.