Uma das grandes conquistas da atual gestão da prefeitura de Ijuí foi a adesão do programa que fornece uniformes escolares para alunos das escolas públicas municipais. No entanto, neste que é o segundo ano em que os alunos devem receber kits escolares, crianças e adolescentes ainda aguardam pelas roupas. O fato gera reclamações principalmente de pais que cobram o fornecimento dos kits.
Durante entrevista concedida à Rádio Progresso, a secretária adjunta da Educação, Luciana Deutschmann, explicou os motivos do atraso. Conforme ela, a primeira e a segunda empresa que participaram da licitação não atenderam as exigências do edital. “A licitação foi feita em fevereiro deste ano com um grande certame, onde muitas empresas participaram. A ganhadora, infelizmente, não conseguiu atender as exigências do edital. Com a primeira experiência, no ano passado, aprendemos muito, e a partir disso estabelecemos novos critérios. Exigimos laudos da qualidade dos tecidos. Temos uma preocupação muito grande com o dinheiro público. Incluímos critérios laudos de qualificação técnica do fabricante da malha e do fabricante da confecção”, destacou Luciana.
Conforme a secretária adjunta, diante da priorização da qualidade do uniforme tanto a primeira quanto a segunda coloca da licitação foram desclassificadas, o que gerou um atraso. “Isso tudo demanda tempo. Temos um processo licitatório em andamento. Temos prazo que devemos cumprir. Só que sabemos que tudo isso demanda tempo. A Secretaria Municipal de Educação prefere atrasar um pouco a entrega desses uniforme, porém entregar um uniforme de qualidade. Então, agora, para encerrar o processo licitatório, a terceira empresa foi chamada, e esta conseguiu entregar todas as exigências dos laudos técnicos”, informou Luciana.
Ainda, segundo a secretária adjunta, os uniformes já estão sendo confeccionados e o tempo estimado para entrega do material é de cerca de 30 dias. Ao todo são cerca de 9 mil alunos na rede municipal. Neste contexto, 44 mil peças estão sendo licitadas, o que gera em torno de 8 mil kits de uniformes escolares a serem confeccionados. O kit compõe um abrigo colegial completo com calça e casaco de zíper, uma camiseta de manga curta e outra de manga longa, para os meninos uma bermuda e para as meninas uma corsário. O modelo é o mesmo do ano passado. O valor total desta aquisição é de R$ 1,4 milhão.