Hoje é o dia das etnias polonesa e leta na Expofest, que acontece no parque de exposições Wanderley Burmann de Ijuí. Os pavilhões dos expositores, casas étnicas, espaços de exposições e lazer vão abrir às 14 horas. O ingresso para acessar o parque custará 10 reais.
Porém, já nesta manhã haverá programação na feira. Às 8 horas terá etapa morfológica do núcleo de criadores de cavalos crioulos de Ijuí. Na casa polonesa, às 9 horas, acontecerá missa com participação das etnias e do grupo de canto Zgoda.
Das 9 às 21 horas, haverá exposição nacional de híbridos de orquídeas. Já às 10 horas deste sábado vai ser a vez da abertura oficial da Expofest, no palco das etnias. Ainda, às 10 horas, ocorrerá a primeira etapa da credenciadora ao frio de ouro. Das 10 às 22 horas, terá mostra de terneiras e concurso da terneira mais badalada.
No espaço do Inova Fest acontecerá, das 10 horas ao meio-dia, rodada de negócios de startups e cooperativas. 11 horas será feita recepção ao vice cônsul da Suécia no Brasil, Peter Johansson. Meio-dia, na casa sueca, haverá recepção à delegação da coletividade nórdica de Oberá/Argentina. No mesmo horário, terá almoço com o prefeito e comitiva de Hohenau, Paraguai.
14 horas, no pavilhão da agricultura familiar, terá oficina sobre uso do trigo moído na panificação e benefícios para a saúde. Ainda na Expofest, neste sábado, das 14 às 19 horas, vão acontecer apresentações das etnias e demais grupos no palco das etnias.
As casas étnicas oferecem almoço e janta. Já nesta noite, ocorrerá show nacional com Mari Fernandes. Os pavilhões dos expositores vão fechar às 22 horas. A Agas – Associação Gaúcha de Supermercados – também estará na Expofest neste sábado.
A Medianeira Transportes Urbanos disponibiliza ônibus, do centro de Ijuí até o parque Wanderley Burmann e vice-versa, visto a Expofest, com passagem ao preço de 1 real e 75 centavos. A saída ocorre defronte à prefeitura e meia em meia hora ou conforme o fluxo de passageiros.