Na manhã de hoje, uma coletiva de imprensa convocada pela ACI fez esclarecimentos a respeito do repasse de doação de parte dos ingressos do show do Alok, durante a Expoijuí/Fenadi 2019 a entidades sociais. Na oportunidade, Nilo Leal, presidente da ACI, afirmou que a entidade juntamente com a Expoijui, tem um projeto chamado Expoijuí Social, que desde 2017 repassa valores para ações sociais.
Em 2017 foram repassados 10 mil reais para 5 instituições. Em 2018 o valor de 15 mil reais foi destinado ao hospital Bom Pastor. Neste ano, também havia uma previsão de repasses, no entanto, a mesma seria complementada pela ação social proposta segundo ele, pelos promotores do show do Alok.
A presidente da Feira Nadine Dubal reforçou a informação de que a ação anunciada nunca foi proposta pela feira ou pela ACI. Essa seria uma atividade da empresa terceirizada que promoveu o show do artista.
No entanto, essa empresa não teria feito o repasse proposto, por isso, a ACI assumiu o projeto social e fez a doação na manhã de hoje de R$ 3 mil para a Liga Feminina de Combate ao Câncer e R$ 5 mil ao Cacon – Centro de alta complexidade em oncologia do HCI.
Na oportunidade também foi apresentado um balanço da última edição da Fenii. Nilo Leal destacou a importância da feira para o comércio local. Durante o evento foi informada a data da próxima edição da feira, marcada para acontecer de 29 de abril a 13 de maio de 2020.
Para encerrar o evento, a ACI anunciou a promoção de um show com o artista nativista Ângelo Franco, como parte das programações do Natal da Família Ijuiense.
Ganhador de diversos festivais em todo o estado, Ângelo se apresenta na Praça da República na sexta-feira dia 20 de dezembro, às 21 horas. Segundo o presidente Nilo Leal a atividade cultural é uma forma de movimentar o comércio de Ijuí nesses dias que antecedem o natal.
