Busca rápidaX

MANCHETES

Expointer 2025: Emater/RS-Ascar mostra alternativa para reduzir perdas na pós-colheita de grãos

3 de setembro de 2025

A tecnologia de secagem e armazenagem de grãos em silos de alvenaria, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar, pode ser conferida no espaço da Instituição na 48ª Expointer. No local, os extensionistas mostram como é feita a construção, o funcionamento e apresentam informações a respeito desta alternativa para que os agricultores façam a secagem e a estocagem da produção na própria propriedade, com maior qualidade e menor custo.

De acordo com o extensionista Arnaldo Tiecker Júnior, este modelo de silo secador permite que grãos sejam colhidos, secos e armazenados no mesmo local. As estruturas são dimensionadas conforme a demanda dos produtores, com capacidade que varia de 100 a 3 mil sacas. “Quando o agricultor tenta secar os grãos na lavoura, pode perder de 5 a 10% do peso final, além de qualidade. Nos silos secadores, a secagem é feita de forma lenta e ventilada, sem queima de combustível e sem alteração de temperatura, preservando o valor do produto”, explica.

Todos os anos, salienta Tiecker, o Brasil e Rio Grande do Sul registram perdas superiores a 10% da produção de grãos por problemas de logística, secagem e armazenagem. Com a tecnologia da Emater/RS-Ascar, a colheita pode ser realizada em média um mês antes, garantindo grãos mais sadios e liberando a área mais cedo para um novo cultivo. “Qual produtor não gostaria de ter a área liberada um mês antes?”, questiona o extensionista.

Além de agregar valor de venda e oferecer melhor aproveitamento nutricional para os animais, os silos de alvenaria têm custo inferior ao de estruturas metálicas, pois utilizam materiais e mão de obra encontrados nas próprias comunidades, movimentando a economia local. Outro diferencial é o baixo consumo de energia, já que a tecnologia pode ser implantada inclusive em áreas com energia monofásica.

A experiência já é referência nacional e vem sendo replicada em outros estados, através de cooperação técnica com a Emater/RS-Ascar. O investimento pode ser financiado por linhas como Pronaf e Pronamp, com retorno médio de três a quatro anos, graças à redução de perdas e ao ganho em qualidade.

O extensionista destaca ainda que os agricultores recebem da Emater/RS-Ascar orientação gratuita em todas as etapas: do planejamento à execução da obra e operação das estruturas.

A parcela de Secagem e Armazenagem de Grãos pode ser conferida no Espaço da Emater/RS-Ascar, localizado na quadra 9 do Parque de Exposições Assis Brasil, ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar, durante toda a 48ª Expointer, que segue até o próximo domingo (07/09).

Fonte: Emater-RS/Ascar
error: Conteúdo protegido!