Na última sexta-feira, 27 de Junho, a Fábrica de Balas Soberana completou 106 anos de história em Ijuí. Em comemoração à data, a Rádio Progresso promoveu um sorteio de uma cesta com pacotes de balas da marca. A ganhadora foi Sônia Baier, moradora do bairro Glória. O prêmio foi retirado por seu marido, Marcos Antônio Joaquim.
A trajetória da Soberana teve início em 1919, ainda com o nome de Fábrica de Caramelos HB, fundada por Bruno Henrique Bergel, que havia chegado a Ijuí no ano anterior. Inicialmente, a produção era artesanal e voltada exclusivamente para caramelos. Após um incêndio em 1923, o prédio de madeira foi substituído por uma estrutura de alvenaria.
Nos anos 1940, a fábrica passou a ser chamada de Fábrica de Balas Soberana. Em 1952, iniciou a produção em escala industrial com equipamentos importados da Inglaterra e da Holanda. No final da década de 1970, deu início à exportação de seus produtos para países da América Latina e para os Estados Unidos.
Em 1997, novos investidores assumiram a empresa, que passou a se chamar Soberana Indústria de Balas Ltda. No ano 2000, um novo incêndio atingiu parte da estrutura, fazendo com que a fábrica passasse a funcionar em outro endereço.
Em 2014, ocorreu a fusão com o Moinho Ijuí Ltda, dando origem à atual Soberana Alimentos Ltda. Com sede no Distrito Industrial, a empresa mantém capacidade de produção de 270 toneladas de balas por mês, incluindo caramelos e marshmallows, e comercializa seus produtos em todo o Brasil e para países como Venezuela, Paraguai, Uruguai, Cuba, Palestina, Angola e Panamá.
*Confira algumas imagens históricas da Soberana Ijuí: