Após avaliação do cenário regional, a Celena Alimentos, de Giruá, e a Camera Agroindustrial decidiram em implantar uma fábrica de processamento de canola no município de São Luiz Gonzaga e não em Ijuí, neste momento. Inicialmente a ideia era efetivar o projeto em Ijuí.
Porém, o gerente sênior da Celena, Vantuir Scaranti, ressalta que uma fábrica na Colmeia do Trabalho fica para um segundo momento. Scaranti comenta que a projeção é de que a partir da metade do próximo ano o projeto esteja em funcionamento em São Luiz Gonzaga, que vai ficar situado junto ao complexo da Camera.
Cerca de 70% da área de canola no Rio Grande do Sul se concentra nas regiões de Ijuí, Missões e Fronteira Noroeste. A fábrica vai iniciar com processando de 700 toneladas de canola por dia, com projeção de chegar a mil toneladas/dia. Os processos ocorrerão desde o recebimento até a transformação em óleo degomado, última etapa antes do refino.
Atualmente, o Rio Grande do Sul possui três fábricas, ou seja, em Giruá, São Luiz Gonzaga e Guarani das Missões. O município de Ijuí, por exemplo, na atual safra, contabiliza 2 mil e 500 hectares com canola. Ano passado foram 800 hectares.