Busca rápidaX

Facebook exclui perfis de dois militares brasileiros por disseminação de fake news voltadas ao meio ambiente

7 de abril de 2022

A rede social Facebook informou nesta quinta-feira, 07, que removeu uma série de contas que violam a política da empresa, incluindo perfis do Instagram de duas pessoas que atuam no Exército Brasileiro por disseminação de informações falsas, principalmente voltadas ao meio ambiente. Os perfis e páginas eram pessoais, não havendo participação do Exército na reprodução do conteúdo.

A atividade brasileira dessas contas se deu em duas fases: em 2020, o conteúdo envolvia informações sobre questões sociais e políticas, incluindo reforma agrária e pandemia de Covid-19; e em 2021, foram criadas páginas de ONGs fictícias com conteúdo focado em questões ambientais, com publicações, por exemplo, que o desmatamento da floresta nem sempre é prejudicial.

Os dois indivíduos serviam ao Exército em dezembro de 2021. A confirmação de que eles eram militares foi feita a partir de registros do governo brasileiro de pagamentos de funcionários federais, de imagens compartilhadas por eles próprios com fardas e outras fotografias pessoais, tiradas num período de dez anos.

A informação consta no relatório de ameaças do primeiro trimestre de 2022 da empresa. A partir dos dados levantados pelo documento, foram removidas no país 14 contas e nove páginas do Facebook e 39 perfis do Instagram. Foram listados ainda casos em Costa Rica, Rússia, Ucrânia, Filipinas, Irã e Azerbaijão.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí