A falta de chuva já começa a trazer reflexos na produtividade da soja na região. O alerta foi feito pelo gerente regional da Emater, Fábio Pasqualoto, em entrevista à RPI. De acordo com ele, municípios como Três Passos, Campo Novo e Tenente Portela registraram um volume acumulado de cerca de 90 milímetros de chuva desde o final do mês passado. Em contrapartida, localidades como Catuípe, Santo Augusto, Jóia, Ijuí, Cruz Alta, Salto do Jacuí e Colorado praticamente não registraram precipitações nos últimos dias.
A regional da Emater abrange 44 municípios e soma mais de um milhão de hectares de soja plantados. Atualmente, mais de 70% das lavouras estão nos estágios de floração e granação, fases decisivas da cultura e que exigem grande volume de água. A estiagem, segundo Pasqualoto, compromete o desenvolvimento das plantas e pode gerar prejuízos aos produtores ao longo da safra.
Apesar do cenário preocupante, ainda não é possível estimar percentuais de perda na produção de soja, já que a cultura segue em desenvolvimento. As previsões indicam chuva apenas a partir da próxima quinta-feira (12), o que não é considerado favorável e pode acentuar as perdas.
A orientação da Emater é que os produtores busquem manter o máximo do potencial produtivo ainda existente nas lavouras, adotando manejos que reduzam os impactos do estresse hídrico.