Na região entre os municípios de Jóia e Salto do Jacuí há relatos de perda de flores e vagens da soja, em razão da atual falta de chuva. A constatação faz parte do informativo semanal do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, divulgado hoje.
Parcela significativa das áreas já se encontra na fase de elevada exigência de umidade, o que torna imprescindível a retomada das chuvas, sob risco de grande redução do potencial produtivo. 5% da soja, dentre os 44 municípios de abrangência da regional da Emater, está em granação e 10% em floração, justamente fases que precisam de bastante água. O restante se apresenta em desenvolvimento vegetativo.
Apesar da falta de precipitação climática, o relatório aponta que no geral há boa sanidade das lavouras e nas áreas onde ocorreu chuva nos últimos dias, os agricultores retomam os tratos culturais, com controle de doenças fúngicas e pragas, principalmente devido ao aumento da população de ácaros e lagartas, favorecido pelas condições de clima seco.