O presidente da União das Associações dos Bairros de Ijuí- UABI, Juarez Foletto, detalhou, em entrevista à Rádio Progresso, o andamento dos trabalhos da associação, bem como os principais gargalos da entidade. Presidindo a UABI desde 2021, Foletto citou que uma das principais demandas é a falta dum local adequado para exercer as atividades. Hoje a prefeitura cede uma sala localizada na Praça da República, no entanto, o local não possui um computador adequado, nem internet, por exemplo.
Ele também citou que no passado a associação contava com um veículo, adquirido através de articulação do deputado Bohn Gass, mas que ao assumir o cargo em 2021 o Executivo informou que o automóvel não poderia ser utilizado por quem não fosse funcionário da prefeitura. Atualmente o presidente utiliza o carro próprio para atender as demandas da Uabi.
Questionado sobre como a instituição se mantém, Juarez Foletto disse que, em tese, deveria receber contribuição mensal da associação de cada bairro, porém, dos 36 existentes em Ijuí, menos de dez estão regularizados. Diante da falta de recursos, Foletto diz que a associação está pensando em alternativas para viabilizar parcerias com empresários que tenham interesse em auxiliar a entidade, bem como na realização de eventos para angariar fundos.
Foletto também citou algumas conquistas obtidas com o auxílio da Prefeitura de Ijuí, como a reforma da sede do bairro Thomé de Souza, auxilio na organização das programações do Natal nos bairros, asfaltamento de um trecho do bairro Burtet e outras demandas elencadas no PPA- Plano Plurianual do município.
Por fim, o presidente lembrou a todos os líderes de bairros sobre a importância da participação na Assembleia Geral Ordinária da UABI que acontece nesta noite (26), na sede do bairro Assis Brasil. A primeira chamada está prevista para as 19h com a presença de 50% mais um dos associados aptos e a segunda chamada, às 19h30, com um quinto dos representantes. Na ocasião, os diretores da União das Etnias (UETI) de Ijuí vão apresentar o projeto ‘Guardiões da Cultura’. Além disso, a pauta também compreende leitura da ata anterior, eleição da UABI e dos bairros, licenciamento de membros das diretorias que serão candidatos nas eleições de outubro e assuntos gerais.